segunda-feira, 26 de julho de 2010

Historinha Moderna

Outro dia li a história de uma das bolsas mais desejadas, a Birkin, da Hermès, e achei legal contar para quem ainda não sabe. A história envolve a ex modelo, cantora e atriz Jane Birkin (a mais bonita das bonitas de sua geração) mulher e musa de Serge Gainsbourg, parceira de Brigitte Bardot e mãe de Charlotte Gainsbourg e Lou Doillon. Se já não fosse pouco, a grife Hermés ainda criou uma bolsa em sua homenagem, ou apenas para substituir sua humilde e inseparável bolsa de palha.

















Jane era cliente da Hermès, mas não gostava muito da bolsa Kelly porque não cabiam suas coisas dentro da bolsa. Ela então carregava  uma cesta de piquenique e uma agenda, mas suas coisas viviam caindo. Em 1984 ela encontrou no avião um senhor que lhe perguntou porque ela não usava algo mais apropriado para carregar suas coisas, e então ela respondeu: “Quando a Hermès fizer uma bolsa com compartimentos eu terei uma”. Sabe o que o tal senhor respondeu?: “Pois eu sou Hermès. Sou Monsieur Jean-Louis Dumas diretor executivo da Hermès. Dê-me sua agenda que eu colocarei os compartimentos nela”. E foi aí que Jane retrucou: “Bom, então porque o senhor não faz logo uma bolsa? Algo maior e com alças apropriadas!”. E ainda acrescentou que poderia ser algo que pudesse ficar aberta o tempo todo, e preta. Algum tempo depois Monsieur Dumas perguntou se ela não se incomodaria se ele desse seu nome à bolsa. Claro que a resposta não poderia ter sido outra: “Sim! Ficaria muito honrada!”.
A bolsa é confeccionada por artesãos, em pequena escala, podendo levar de três dias a duas semanas para ser concluída. A Birkin é feita com apenas um corte de couro, não podendo conter nenhuma imperfeição. De pele de bezerro, couro natural, avestruz ou píton e internamente forrada com couro exatamente da cor da parte externa e em diferentes cores. Podendo custar de US$9.000 a US$148.000.