terça-feira, 26 de abril de 2011

Cardin no Brasil

O estilista Pierre Cardin está no Brasil para um desfile e para a abertura da exposição "Pierre Cardin - criando moda revolucionando costumes", uma homenagem aos seus 60 anos de trabalho, que acontece de 29/ 4 a 29/ 5 no Shopping Iguatemi em São Paulo.
Em 1946, Cardin desenhou o figurino do filme "A Bela e a Fera". No ano seguinte, tornou-se responsável pelo ateliê Christian Dior. Em 1950 fundou sua própria "maison" .
Velho conhecido do Brasil, esteve em Brasilia quando ainda estava em construção, em 71 participou do filme Jons Francesa, de Cáca Diegues e conheceu e foi hóspede na casa de Maceió do então garoto e modelo Fernando Collor.
Desde seu primeiro trabalho aos 17 anos na Cruz Vermelha, Cardin sempre esteve envolvido em causas humanitárias. Em 91 tornou-se Embaixador da Boa Vontade da Unesco e ficou conhecido por suas ações na luta contra a Aids.
Sempre com um olhar à frente, foi o primeiro a fazer coleções para homens e o famoso terno sem gola usado pelos Beatles. O primeiro a vender alta costura em lojas de departamentos. Foi o único a vestir a roupa de astronauta que levou o homem a Lua. Criou em 54 o "vestido bolha", e ficou famoso por suas formas geométricas e futurista.
Hoje, aos 88 anos, workaholic assumido, nunca tirou férias e é 100% dono da marca Pierre Cardin e de teatros, restaurantes e futuramente de um prédio supermoderno em Veneza, diz que sua empresa está a venda, desde que pagem o quanto vale.