segunda-feira, 18 de julho de 2011

Depois da Meia-Noite

Fui assistir Midnight in Paris de Wood Allen e amei! Mas no final, na saída do filme, vi que muita gente não gostou ou não entendeu o filme, simplesmente porque não conheciam os personagens históricos que o personagem de Owen Wilson (Gil) encontra após a meia-noite.
Daí a idéia deste post, com uma breve "aulinha" de história da arte!

Zelda e Scott Fitzgerald 
Scott Fitzgerald é considerado um dos maiores escritores americanos do século XX. Foi um dos escritores da chamada "geração perdida" da literatura americana. Fitzgerald adorava escrever sobre a aristocracia, e entre seus livros publicados, sua obra-prima O Grande Gatsby, que anos mais tarde virou filme.
Casado com Zelda viveu uma relação de muito amor e ainda mais ódio, entre tapas, beijos e bebedeiras. Depois de um colapso nervoso, Zelda acabou enlouquecendo, foi internada em vários hospícios e Scott acabou no alcoolismo.


Ernest Hemingway
Amigo de Fitzgerald, Hemingway também fazia parte da comunidade de escritores expatriados em Paris, conhecida como "geração perdida". Casou-se varias vezes e viajou o mundo e descreveeu suas experiências em seus livros...suas pescarias em "O Velhor e o Mar"; as caçadas em safaris em "Verdade ao Amanhecer"; suas experiência na primeira Guerra Mundial "Adeus às Armas"; a guerra civil espanhola em "Por quem os Sinos Dobram"; e a Paris dos anos 20 e a geração perdida em "Paris é uma Festa".
Uma frase sua, e que o descrevia "Felicidade em pessoas inteligentes é a coisa mais rara que eu conheço." eterno melancólico, assim como seu pai, suicidou-se aos 61 anos.

Pablo Picasso
“Deus é, sobretudo, um artista. Ele inventou a girafa, o elefante, a formiga. Na verdade, Ele nunca procurou seguir um estilo – simplesmente foi fazendo tudo aquilo que tinha vontade de fazer” esta é a frase do pintor, desenhista, escultor, ceramista, escritor e fundador do Cubismo, o espanhol Pablo Picasso, que tinha um nome tão extenso quanto tuas obras Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso.

Salvador Dalí.
O espanhol Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech ou simplesmente Salvador Dalí foi um dos mais importantes artistas plásticos (pintor e escultor) surrealistas de todos os tempos. Teve como influências, seu amigo Picasso, e os trabalhos psicológicos de Freud visto em sua obra “A persistência da Memória”, que mostra um relógio derretendo. Durante quase 10 anos fez parte do Surrealismo, e foi expulso por motivos políticos.

Cole Porter 
Considerado um dos maiores nomes do jazz, escreveu sua primeira opereta com o auxílio da mãe, aos 10 anos. Com 18 anos na Universidade de Yale escreveu 300 canções, entre elas canções para o time estudantil "Bulldog Bulldog" e "Bingo Eli Yale" tocadas em Yale ainda hoje.
Quando os Estados Unidos entra para a Primeira Guerra, muda-se para a Europa e passa também a fazer parte da Geração Perdida.